segunda-feira, 29 de julho de 2013

PROGRAMAÇÃO JEAL 2º SEMESTRE 2013


GRUPO ESPÍRITA AVE LUZ
Juventude Espírita Ave Luz
PROGRAMAÇÃO JEAL 2º SEMESTRE 2013
AGOSTO REENCARNAÇÃO, A CIRANDA DA VIDA
3 QUEM SOMOS, DE ONDE VIEMOS, PARA ONDE VAMOS?
10 REENCARNAR PRA QUÊ?
17 VOLTEI, E AGORA?
24 O QUE É O CENTRO ESPÍRITA?
31 QUEM FOI ALLAN KARDEC?
SETEMBRO O QUE É SER JOVEM ESPÍRITA?
7 MENTE SÂ, FUTURO BELO.MENTE ENFERMA FUTURO INCERTO
14 VALORES MORAIS
21 BOAS IDÉIAS
28 BOAS NOTÍCIAS
OUTUBRO O JOVEM ENTRE DOIS MUNDOS
5 EU SOU MÉDIUM?
12 COMUNICAÇÕES MEDIÚNICAS
19 IRMÃS FOX /MESAS GIRANTES
26 A MEDIUNIDADE DE CHICO XAVIER
NOVEMBRO VALORIZAÇÃO DA VIDA
2 NÓS SOMOS O QUE PENSAMOS?
9 VIVER É UMA ARTE
16 NÃO JOGUE COM A VIDA
23 VIVER É UM PRESENTE
30 VIDA DEPOIS DA VIDA
DEZEMBRO FAMÍLIA, APERTE MAIS ESSE LAÇO
7 EVANGELHO NO LAR
14 LAÇOS DE FAMILIA E REENCARNAÇÃO
21 FAMILIA, LIBERDADES E LIMITES
28 FAMÍLIA, DÁDIVA DIVINA

sábado, 27 de julho de 2013

MENSAGEM AOS JOVENS - Por Divaldo Franco





Que Deus abençoe a juventude!

Os jovens são as primeiras luzes do amanhecer do futuro.
Cuidar de os preservar para os graves compromissos que lhes estão destinados constitui o inadiável desafio da educação.
Criar-se condições apropriadas para o seu desenvolvimento intelecto-moral e espiritual, é o dever da geração moderna, de modo que venham a dispor dos recursos valiosos para o desempenho dos deveres para os quais renasceram.
Os jovens de hoje são, portanto, a sociedade de amanhã, e essa, evidentemente, se apresentará portadora dos tesouros que lhes sejam propiciados desde hoje para a vitória desses nautas do porvir.
Numa sociedade permissiva e utilitarista com esta vigoram os convites para a luxúria, o consumismo, a excentricidade irresponsáveis.
Enquanto as esquinas do prazer multiplicam-se em toda parte, a austeridade moral banaliza-se a soldo das situações e circunstâncias reprocháveis que lhes são oferecidas como objetivos a alcançar.
À medida que a promiscuidade torna-se a palavra de ordem, os corpos jovens ávidos de prazer afogam-se no pântano do gozo para o qual ainda não dispõem das resistências morais e do discernimento emocional.
Os apelos a que se encontram expostos desgastam-nos antes do amadurecimento psicológico para os enfrentamentos, dando lugar, primeiro, à contaminação morbosa para a larga consumpção da existência desperdiçada.
Todo jovem anseia por um lugar ao Sol, a fim de alcançar o que supõe ser a felicidade.
Informados equivocadamente sobre o que é ser feliz, ora por castrações religiosas, familiares, sociológicas, outras vezes, liberados excessivamente, não sabem eleger o comportamento que pode proporcionar a plenitude, derrapando em comportamentos infelizes…
Na fase juvenil o organismo explode de energia que deverá ser canalizada para o estudo, as disciplinas morais, os exercícios de equilíbrio, a fim de que se transforme em vigor capaz de resistir a todas as vicissitudes do processo evolutivo.
Não é fácil manter-se jovem e saudável num grupo social pervertido e sem sentido ou objetivo dignificante…
Não desistam os jovens de reivindicar os seus direitos de cidadania, de clamar pela justiça social, de insistir pelos recursos que lhe são destinados pela Vida.
Direcionando o pensamento para a harmonia, embora os desastres de vário porte que acontecem continuamente, trabalhar pela preservação da paz, do apoio aos fracos e oprimidos, aos esfaimados e enfermos, às crianças e às mulheres, aos idosos e aos párias e excluídos dos círculos da hipocrisia, é um programa desafiador que aguarda a ação vigorosa.
Buscar a autenticidade e o sentido da existência é parte fundamental do seu compromisso de desenvolvimento ético.
A juventude orgânica do ser humano, embora seja a mais longa do reino animal, é de breve curso, porquanto logo se esboçam as características de adulto quando os efeitos já se apresentam.
É verdade que este é o mundo de angústias que as gerações passadas, estruturadas em guerras e privilégios para uns em detrimento de outros, quando o idealismo ancestral cedeu lugar ao niilismo aniquilador e a força do poder predominava, edificaram como os ideais de vida para a Humanidade.
É hora de refazer e de recompor.
O tempo urge no relógio da evolução humana.
Escrevendo a Timóteo, seu discípulo amado, o apóstolo Paulo exortava-o a ser sóbrio em todas as coisas, suportar os sofrimentos, a fazer a obra dum evangelista, a desempenhar bem o teu ministério. (*)
Juventude formosa e sonhadora!
Tudo quanto contemples em forma de corrupção, de degredo, de miséria, é a herança maléfica da insensatez e da crueldade.
Necessário que pares na correria alucinada pelos tóxicos da ilusão e reflexiones, pois que estes são os teus dias de preparação, a fim de que não repitas, mais tarde, tudo quanto agora censuras ou te permites em fuga emocional, evitando o enfrentamento indispensável ao triunfo pessoal.
O alvorecer borda de cores a noite sombria na qual se homiziam o crime e a sordidez.
Faze luz desde agora, não te comprometendo com o mal, não te asfixiando nos vapores que embriagam os sentidos e vilipendiam o ser.
És o amanhecer!
Indispensável clarear todas as sombras com a soberana luz do amor e caminhar com segurança na direção do dia pleno.
Não te permitas corromper pelos astutos triunfadores de um dia. Eles já foram jovens e enfermaram muito cedo, enquanto desfrutas do conhecimento saudável da vida condigna.
Apontando o caminho a um jovem rico que O interrogou como conseguir o Reino dos Céus, Jesus respondeu com firmeza: - Vende tudo o que tens, dá-o aos pobres, e terás um tesouro nos Céus, depois vem e segue-me... iniciando o esforço agora.
Não há outra alternativa a seguir.
Vende ao amor as tuas forças e segue o Mestre Incomparável hoje, porque amanhã, possivelmente, será tarde demais.
Hoje é o teu dia.
Avança!

Joanna de Ângelis

(*)II Timóteo 4:5.
(1) Mateus 19:21.
Notas da autora espiritual.

(Página psicografada pelo médium Divaldo Pereira Franco, na sessão mediúnica da noite de 22 de julho de 2013, no Centro Espírita Caminho da Redenção, em Salvador, Bahia, quando o Papa Francisco chegou ao Brasil, para iniciar a 28ª Jornada Mundial da Juventude.)

quinta-feira, 18 de julho de 2013

III SEMINÁRIO DA JUVENTUDE CEFA - O JOVEM E O USO CONSCIENTE DA TECNOLOGIA



III SEMINÁRIO DA JUVENTUDE DO CEFA

TEMA: O JOVEM E O USO CONSCIENTE DA TECNOLOGIA


LOCAL: Centro Espírita Francisco de Assis

DATA: 21 de Setembro de 2013

HORÁRIO: das 08:00 às 12:00 hs (Apresentações dos Temas)

das 14 às 17:30 hs (Tarde de Artes)

* Lanche e Almoço Grátis 

FAIXA ETÁRIA: A partir de 12 anos

INSCRIÇÕES PELO EMAIL: seminário.juventude@yahoo.com.br

ENTRADA: 1 Kg de Alimento.

AS PRIMEIRAS 100 INSCRIÇÕES RECEBERÃO CAMISAS DO SEMINÁRIO


quarta-feira, 17 de julho de 2013

ADOLESCENTE É UM BICHO DIFERENTE!



Queridos pais e amigos, 
Uma das dificuldades que temos no centro é manter os adolescentes dentro da nossa casa. Como comentamos no boletim anterior, na fase da adolescência os filhos colocam em cheque todos os aprendizados adquiridos ao longo dos anos pelos seus pais. Isso também se aplica aos evangelizadores!
Algumas idéias que temos para trabalho é desenvolver a arte tanto com os pequenos como com os adolescentes. A arte é uma forma de expressão que vem de Deus.
Algumas formas de arte que queremos desenvolver mais durante o nosso trabalho são: Teatro, Música, Dança, Pintura e Poesia.
O teatro, por exemplo, vem colaborar de forma incisiva na reforma íntima daqueles que o buscam como uma tarefa, porque auxilia no auto conhecimento. Ao perceber seus limites e potencialidades, analisar sua convivência com grupo, adaptar-se á disciplina, aquele que trabalha com a arte da representação vai se harmonizando cada vez mais com os propósitos cristãos. Os pais também podem se utilizar desses recursos para se aproximarem dos seus filhos.

Carolina von Scharten
Equipe de Evangelização Sir William Crookes Spiritist Society

O que é ser espírita

Ser espírita não é ser nenhum religioso; é ser cristão.
Não é ostentar uma crença; é vivenciar a fé sincera.
Não é ter uma religião especial; é deter uma grave responsabilidade.
Não é superar o próximo; é superar a si mesmo.
Não é construir templos de pedra; é transformar o coração em templo eterno.
Ser espírita não é apenas aceitar a reencarnação; é compreendê-la como manifestação da Justiça Divina e caminho natural para a perfeição.
Não é só comunicar-se com os Espíritos, porque todos indistintamente se comunicam, mesmo sem o saber; é comunicar-se com os bons Espíritos para se melhorar e ajudar os outros a se melhorarem também.
Ser espírita não é apenas consumir as obras espíritas para obter conhecimento e cultura; é transformar os livros, suas mensagens, em lições vivas para a própria mudança.
Ser sem vivenciar é o mesmo que dizer sem fazer.
Ser espírita não é internar-se no Centro Espírita, fugindo do mundo para não ser tentado; é conviver com todas as situações lá fora, sem alterar-se como espírita, como cristão.
O espírita consciente é espírita no templo, em casa, na rua, no trânsito, na fila, ao telefone, sozinho ou no meio da multidão, na alegria e na dor, na saúde e na doença.
Ser espírita não é ser diferente; é ser exatamente igual a todos, porque todos são iguais perante Deus.
Não é mostrar-se que é bom; é provar a si próprio que se esforça para ser bom, porque ser bom deve ser um estado normal do homem consciente. Anormal é não ser bom.
Ser espírita não é curar ninguém; é contribuir para que alguém trabalhe a sua própria cura.
Não é tornar o doente um dependente dos supostos poderes dos outros; é ensinar-lhe a confiar nos poderes de Deus e nos seus próprios poderes que estão na sua vontade sincera e perseverante.
Ser espírita não é consolar-se em receber; é confortar-se em dar, porque pelas leis naturais da vida, "é mais bem aventurado dar do que receber".
Não é esperar que Deus desça até onde nós estamos; é subir ao encontro de Deus, elevando-se moralmente e esforçando-se para melhorar sempre.
Isto é ser espírita.
Com as bênçãos de Jesus, nosso Mestre

Do Livro "Aprendendo a lidar com as crises" ? de Wanderley Pereira